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XL > AutoMotor > Frente a frente > Seat Ibiza 1.4 TDI Signo vs VW Polo 1.4 TDI Confortline
 
Não é a primeira vez que Ibiza e Polo, dois primos que nunca gostaram muito um do outro, medem forças. Desta vez, foi a chegada do motor 1.4 TDI ao Seat que motivou este frente-a-frente com o VW. Dois utilitários que têm a sua personalidade reflectida no motor
POR Bruno Castanheira - FOTOS Kevin Knight
DEZEMBRO 2002
 
Personalidade reflectida
Ficha TécnicaAs nossas mediçõesA favor/contra
 
Sobre a importância e a dinâmica que caracterizam o segmento B em Portugal já tudo foi dito. Numa altura em que a dificuldade reside na escolha, já que as propostas são inúmeras (Citroën C3, Ford Fiesta e Hyundai Getz foram os últimos lançamentos), a Seat decidiu alargar a gama do novo Ibiza.

Agora as atenções recaem sobre a versão equipada com o motor 1.4 TDI, já bem conhecido do seu primo e rival VW Polo. Qual dos dois modelos reúne mais argumentos, consistindo na melhor opção? Foi o que procurámos sa-ber neste frente-a-frente. Com a ressalva de o Polo presente nestas páginas não corresponder à versão considerada para este duelo: por ter cinco portas e por dispor do nível de equipamento Highline.
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Estética, construção, segurança
À semelhança do que sempre caracterizou a VW, com o novo Ibiza a Seat optou por fazer também, não uma revolução, mas uma evolução. A começar pelo design. Face ao modelo antecessor, a terceira geração Ibiza está mais arrojada e atraente. A testemunhá-lo está a frente, onde se destaca a característica grelha da marca (com moldura cromada), os faróis de nevoeiro incorporados no pára-choques e os grupos ópticos de dupla parábola, envolvidos por um vidro de policarbonato transparente. A elevada linha de cintura, o perfil mais dinâmico da versão de três portas e as jantes em liga de 15 polegadas compõem a secção lateral; atrás, os farolins estilizados (com quatro lâmpadas circulares sob uma protecção transparente) e o "S" de grandes dimensões (que consiste no fecho da mala) diferenciam claramente este Ibiza do anterior a nível estético.

Com a mesma igualdade pontual do Ibiza posiciona-se o Polo, no que ao design diz respeito. Há quem goste mais do Ibiza, há quem prefira o Polo. Nós gostamos tanto de um como de outro. Por isso, optámos por atribuir-lhes o mesmo número de pontos. Não com receio de assumir determinada posição, mas por escrevermos de acordo com aquilo que pensamos. E enquanto assim for...

O espaço disponível nos lugares traseiros do Seat, onde existem dois cintos de três pontos e dois encostos de cabeça, é de bom nível
Sobre a mesma plataforma, podem ser desenhadas diferentes embalagens exteriores. Foi o que fizeram Seat e VW, com esta última a conferir ao actual Polo uma imagem mais atraente e elaborada face ao anterior. A prová--lo estão os grupos ópticos ovais, os farolins mais transparentes e as arestas mais arredondadas da carroçaria (as belas jantes em liga leve de 16 polegadas, pertencentes ao nível Highline, dão uma ajuda). Mais do que um "mini-Golf", o mais recente Polo é um "maxi-Lupo". A versão Confortline passou a contar com pilares B mais brilhantes, e tanto os retrovisores como as pegas das portas são agora na cor da carroçaria.

No que concerne à construção, o primeiro lugar pertence ao Polo. Dos dois, é o que exibe melhores plásticos, acabamentos mais cuidados e a montagem mais isenta de falhas. A vantagem sobre o Ibiza deve-se ao facto de o tablier apresentar um aspecto visual mais sólido e, sobretudo, por dispor de um acabamento mais macio e bem menos áspero ao toque. À parte este aspecto, a maioria das soluções são comuns, incluindo a garantia anticorrosão, de 12 anos, graças à presença de chapa integralmente galvanizada em ambas as faces da carroçaria.

No VW Polo, os bancos traseiros dispõem de rebatimento assimétrico, o que facilita o transporte de maiores volumes. O espaço é convincente na proposta germânica
A segurança tem sido, principalmente nos últimos anos, uma das áreas que mais atenção tem merecido por parte dos construtores, qualquer que seja o segmento em questão. Apesar dos reconhecidos esforços efectuados neste domínio, a verdade é que nem Ibiza, nem Polo consistem em referências a este nível. Apesar das pequenas diferenças entre os dois, a igualdade pontual acaba por ser o resultado mais justo para os classificar. Para além de ABS com EBV, quatro airbags e fixações Isofix, o VW adiciona, face ao Seat, três encostos de cabeça atrás e três cintos de três pontos no banco traseiro (em qualquer dos casos, dois no Ibiza), argumentos que o Seat contrapõe com o sistema automático de trancamento das portas sempre que o veículo inicia a sua marcha.
 
* - os preços aqui mencionados são à data do artigo. Para preços mais actualizados consulte a AutoWeb.
 


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